domingo, 3 de junho de 2012

Mais um aniversário sem meu pai

Oração ao Deus que ouve por meu pai: Cléber é o meu nome por causa dele. Não, ele não escolheu, ele esqueceu... Isso mesmo, No cartório, pronto para registrar ele esqueceu o nome que ia me dar. Um amigo que estava com ele disse: “Então põe Cléber”, daí... Sou o melhor de mim por causa dele e dos valores que me deu. Minha consciência cristã se desenvolveu sobre os fundamentos bíblicos e humanos que ele me ensinou. Foi um bom pai porque foi um bom homem. Era bom pai porque sentia prazer em ter os filhos, ainda que não soubesse demonstrar. Viveu de tudo. Pouca coisa o surpreendia, mas ainda tinha um pouco de pureza no coração. Senhor Jesus, tu és meu refugio e minha alegria. De Você vem minha consolação. Tu vês meu coração sem mascarás ou disfarces, ando nu na tua presença, não posso me cobrir. Hoje vês minha dor de saudade e de boas lembranças pelo pai que tomaste em teus braços. Ah, como sinto falta do pai que me deste e de repente levaste para ti. Tento contentar-me com Teu amor, e no mistério da Sua sabedoria. Minha alma dói. Minha mente esta intoxicada de imagens, sorrisos, broncas, surras, choros, olhos profundos cheios de expressão, intensos, olhos que diziam sem falar. Ah meu pai, como eu amava a tua face. Ah, como sinto saudade dos teus cheiros, de teu mau humor constante, dos comentários estranhos e raivosos quando assistíamos juntos aos jogos de futebol na TV. “Chuta pra fora cururu vasconcelo”. “Crebe!!! Desliga essa luz!!! Você acha que a conta de luz é barata???” Como sinto falta desse pedido-ordem que me davas, sinto falta de todos os outros também. Mesmo que me irritasse tanto no momento em que me reclamavas, mas reconheço que maior e mais profundo era o ensinamento sobre economia e racionamento que depois aprendi e entendi. Lembro-me do único dia que te vi perder a postura. Era um filme do mestre Stephen King; O iluminado. Jantávamos na sala junto com meu sobrinho. O filme eu já sabia de cor por assistir e por ler tantas vezes o livro. A cena era do quarto 217, quando Danny entra no quarto por estar curioso e quando alguns eventos sobrenaturais acontecem, ele tenta sair do quarto sem sucesso enquanto uma mulher putrefata se aproxima, mas um pouco antes de ser alcançado, Danny consegue abrir a porta e sair do quarto, o momento de aflição e suspense é tão grande que quase tira o fôlego. Nessa parte, quando tudo parece bem, Danny consegue sair, respira aliviado do lado da porta, quando de súbito uma mão sai do quarto e o puxa de volta. O misto de surpresa e som repentino resultou num momento singular: O garfo voou da mão do velho homem e ele se levantou de uma vez... foi muito engraçado, jamais esquecerei de como o mestre Stephen King te assustou. Sabe do que sinto mais falta??? Do meu aniversario. Dia 28 está chegando de novo e ainda é o dia mais difícil do ano pra mim. Meu pai, você sempre lembrava, sempre era o primeiro a dar um abraço, você nunca se esqueceu meu amigo. Você sempre trazia algo. Na ultima vez você levou uma garrafa de coca-cola de 2,5 litros e umas 250 gramas de carne. Disse que tava sem grana e tinha pensado que eu gostaria de comer aquela carne com refrigerante, pois foi apenas o que conseguiu comprar com a grana que tinha disponível. Choro sozinho, beijo teus olhos, aspiro teus cheiros, visto tuas roupas e te vejo de vez em quando durante o dia. Especialmente quando vejo o que gostavas de ver como o péssimo time do Vasco da gama. Só não ouço as musicas que você gostava porque ai seria pedir demais, você era muito brega musicalmente. Mais ainda suporto Nelson Gonçalves. Eu nem sei se teu lugar na igreja continua lá, eu sai daquela instituição mas não sai do Caminho. Ela foi tão ingrata que nunca te prestou as homenagens devidas. Mas essas eram as suas expectativas quanto a ser querido por aquela comunidade. Eu sei como as coisas funcionam e que laços eclesiásticos não são totalmente honestos, eles são criados por conveniências. Apenas aparência. E o teu trabalho? Ainda passo no terminal de ônibus e te procuro por lá, às vezes é impulso, mas sabemos que eu nunca mais vou te encontrar lá, né? Lembra da bíblia que tu me deste?? Esta se dilacerando por conta do tempo, mas nunca mandei reformá-la, parece que perderia o encanto. Existem textos que só nela eu encontro, rsrsrs, é nela querido pai, que Deus fala comigo quando me consola em relação a você paizinho. Toco minhas musicas em solidão, balanço na melodia das canções que tentam me animar, tento me refugiar na musica. Tuas netas sentem tua falta, ainda que não se lembrem bem de ti, mas ainda assim perguntam esporadicamente se te encontrarão no céu. Eu sei que entraste na gloria, por isso me contento com tua eterna alegria e sofri essa doce saudade de um amor sem igual. Sim eu te amava muito. Ao contrario do que pensavam sobre nós, sobre mim. Meu ar fechado e particular, meu aspecto sereno e controlado no dia da tua morte e do teu enterro foi mal interpretado por quase todos. Como poderia eu chorar por ti naquele dia? Delegaste a mim no dia 09 de Setembro do ano de 2004 a responsabilidade de ser o único homem da família. Lembro que estava no quarto calçando o tênis na hora que soube da tua morte. Dois minutos depois de saber eu assumi o posto que me outorgastes. Tornei-me o homem da casa dois minutos após saber da tua morte, pois tinha que providenciar tudo pra que fosses embora. Como poderia eu chorar? Tomei a postura do homem que sempre me deste exemplo pra ser, que sempre me aconselhou a ser. Consolei minhas irmãs, apoiei minha inconsolável mãe, expliquei pra tuas netas, providenciei teu funeral. Não chorei papai, fui firme, cumpri o que tinha que fazer. Terias orgulho de teu filho. Mas papai, quando todos foram embora do cemitério e quando eu sabia, por ter me certificado de que a família estava devidamente amparada, sentei ao lado da morada do teu corpo sem vida e chorei. Chorei tudo. Os silêncios, as oportunidades perdidas, as coisas de amor. Ainda sonho contigo constantemente, também não consegui parar de chorar tua falta. Mas meu choro é de saudade, não me desespero, o Deus que conhecemos voltou pra ti antes do que voltou pra nós. Ainda tento te honrar em tudo, sou o primeiro de toda a nossa família a cursar uma faculdade, tenho tomado conta da minha mãe, tenho sido honesto e fiel. A mamãe deve estar contigo. Ela nos deixou de repente como vc, mas tentei cuidar dela quando estava aqui, fiz o Maximo que pude. Quanto a mim... Eu, papai, continuo andando. Depois de tantos desacertos, eu acertei meu pai. Depois da tua partida, de muitas perdas, separações, opressões, julgamentos justos, julgamentos injustos, perseguições, depois de alvejado por tanta coisa eu consegui ser respeitado. Não reclamo, sei que são conseqüências de eu não ter te ouvido. Tua partida me enfraqueceu tanto que estou mais forte, da inundação de minhas lagrimas renasci pra merecer ser alguém de novo. Eu honro o teu nome e a tua memória querido pai. Dormiste sem saber e acordaste para o Pai. Sei que não existe lugar melhor do que ao lado Dele. Espero te reencontrar em plenitude eterna, anseio por saber teu novo nome e ver teu rosto maravilhoso em gloria. Quão maravilhosa será nossa conversa. Cléber, teu filho de sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário